Ministro da agricultura realiza agenda no Amapá para debate dos avanços de concessões florestais
Nesta quarta-feira, 29, o governador Waldez Góes e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes, realizaram cerimônia de entregas que fazem parte do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com o ministro interino o Amapá é um símbolo de parceria. “Aqui temos o binômio da preservação ambiental com produção. Nossas ações estão avançando, já entregamos as concessões florestais e hoje apresentamos o planejamento disso. Estamos produzindo e conservando, que é o caminho”, disse o ministro, Marcos Montes.
O ministro também reforçou que existem cerca de dois mil pontos florestais mapeados a partir de drones, que podem ser utilizados para produção mantendo a também a preservação do local. “São 2 mil pontos, com distância de 25 quilômetros, que nos permitem ter todas as informações com muita segurança para que nosso inventário já seja executado”, reforçou.
Waldez Góes, disse que o estado possui diversas parceria com o ministério, entre eles o combate à mosca da carambola que garante a segurança sanitário do rebanho amapaense. “Não se produz sem segurança sanitária, então, o ministério nos ajuda muito nesse combate. Temos também iniciativas na área de concessão florestal, e não podemos deixar de falar do Programa de Aquisição de Alimentos, onde estamos colocando R$ 11 milhões para 60 instituições de produtores da agricultura familiar, para as cadeias produtivas de maior potencial no estado”.
As entregas compreendem o Plano Anual de Outorga Florestal, Implantação Assistida da Regularização Ambiental, Inventário Florestal do Estado e Programa de Aquisição de Alimentos.