Mulheres que passaram por retirada das mamas podem retirar gratuitamente prótese externa de silicone pelo Creap
O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) oferece um serviço de distribuição de próteses mamárias externas, de silicone, às mulheres que tiveram de passar pela mastectomia, onde há a retirada total ou parcial das mamas por motivos de saúde. A inciativa é parte fundamental no tratamento da mulher que, em alguns casos, precisa retirar as mamas.
O impacto psicológico que isso traz à mulher é avassalador, abalando sua autoestima e sensação de feminilidade. Neste momento, vem a iniciativa do Creap, devolvendo a presença das mamas para a mulher e reduzindo este impacto. Para a mulher que queira buscar este benefício deve conseguir encaminhamento médico e em seguida entrar em contato com o número (96) 99147-1939 por ligação ou mensagem de WhatsApp, ou então visitar a sede do Creap, que fica na Rua Tiradentes, nº 1597, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Neste contato, além do encaminhamento, deve-se levar documento de identificação, carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. A mulher irá marcar dias para avaliações de compatibilidade e escolha de tamanho adequado e agradável, e então partirá para o procedimento médico. “Para que serve essa prótese mamária externa? Serve para aquelas pacientes mastectomizadas, que passaram tanto pela mastectomia parcial quanto pela mastectomia radical. Essa prótese mamária é feita de silicone, tem a mesma textura da mama”, explica a fisioterapeuta Bárbara Orellana, gerente de setor de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
O serviço dura o ano inteiro e atende cerca de cinco mulheres por mês.