O nível do rio Jari, voltou mais uma vez a subir, inundando novamente os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, ao sul do Amapá. De acordo com o prefeito de Laranjal, Márcio Serrão, o rio chegou a atingir 3,19 metros, nesta terça-feira, (24), o terceiro maior nível já registrado na história do município.
Ainda segundo o prefeito na noite da ultima segunda-feira (23), um homem desapareceu em uma das áreas de enchente. “Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e equipe da Defesa Civil já estão no local do desaparecimento, realizando as buscas por esse jovem”, frisou.
Serrão também explica que as águas que caem acima da cachoeira pelo Parque do Tumucumaque e a elevação do rio Amazonas impedem a vasão da água, resultando nas inundações. Ele também comenta que esse ano, as comunidades foram mais afetadas. “Esse ano temos uma problemática maior que é o número de comunidades atingidas, que hoje chegam a dezessete, até locais que não eram afetados, esse ano registraram cheia. Todos os dias realizamos a distribuição de 255 mil litros de água potável para garantir assistência aos moradores”, finalizou.
Com a nova cheia 73 famílias estão desabrigadas; 403 desalojadas. Pelo menos 17 mil pessoas foram afetadas com a enchente, além de 11 escolas e 2 UBS.