Saúde

No anexo do HE, pacientes celebram aniversário de Macapá com arteterapia

Pacientes internados puderam pintar os pontos turísticos da cidade. Atividade de humanização diminui a ansiedade causada pela hospitalização.

Em comemoração ao aniversário de Macapá, que comemorou 265 anos no dia 4 de fevereiro, o Anexo do Hospital Estadual de Emergência celebrou o dia e promoveu para os pacientes e acompanhantes uma atividade de arteterapia com imagens de pontos turísticos da cidade.

As imagens da Fortaleza de São José, monumento do marco zero, entre outras, foram ganhando cor ao som de músicas regionais, como Tarumã, de Amadeu Cavalcante, e Minha Cidade, da Banda Placa.

O Coordenador de experiências do HE, Adriano Prata, explica que as datas festivas deixam os pacientes e acompanhantes mais ansiosos. “Para promover um ambiente acolhedor com uma distração interativa com os mesmos, foram produzidas imagens com pontos turísticos da Cidade que ganharam cores e deixaram o ambiente mais alegre e menos tedioso”, disse.

Arteterapia é também uma forma de expressão que estimula o emocional.

O psicólogo Ericles Irving destaca que a arteterapia não é somente um instrumento de favorecimento do desenvolvimento cognitivo e psicomotor. É também uma forma de expressão que estimula o emocional, que emerge através de cada movimento, cada pincelada, e cada traço.

“O lúdico proposto pela arteterapia, promove não somente a canalização das energias e pensamentos positivos, mas também neutraliza os sentimentos negativos que surgem no processo de hospitalização, tornando a internação do paciente no ambiente hospitalar mais favorável e parcimoniosa”, afirmou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo