Esporte

Nos Jogos Escolares Brasileiro do Rio de Janeiro, delegação do Amapá teve em média 90 atendimentos de fisioterapia, mas nada muito sério

Durante os Jogos Escolares Brasileiros ( JEB’s) os alunos-atletas da delegação amapaense receberam em torno de 90 atendimentos, entre dores musculares, com maior incidência nas coxas e panturrilha, e um índice menor em dores no ombro, na região lombar, joelho, ombro e no tornozelo.


A equipe de fisioterapeuta do Amapá formada por Kelvin Monteiro Yasmim Almeida e os voluntários José Souza e Alessandra Corrêa, se dividiram durante os 15 dias de jogos para atenderem todos os alunos-atletas.
O coordenador da equipe, fisioterapeuta Kelvin Monteiro, possui uma grande bagagem em eventos como o JEB’s, ele fez parte da Delegação Amapaense nos Jogos Escolares Brasileiros do ano passado. Sua experiência abrange a participação do treinamento da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva para atuar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Foi fisioterapeuta da Seleção Amapaense de Futsal Masculino e Feminino no “Futsal Day 2019” realizado em Caiena, Guiana Francesa, e da Summit Internacional de Fisioterapia Esportiva 2020. E com a experiência de ter atuando na Delegação Amapaense nos Jogos Escolares Brasileiros da CBDE 2021.


“Um grande momento esportivo, que requer uma atenção especial por se tratar de meninos e meninas de 12 a 14 anos, que ainda estão em desenvolvimento, embora tenham muita força e energia. Nosso principal objetivo durante os jogos é cuidar para que as lesões não agravem e permitir que eles continuem competindo. Graças a Deus, nesta edição não tivemos atendimentos graves com nossos atletas”, ressalta Kelvin.
Essa foi a primeira vez da fisioterapeuta Yasmim Brito de Almeida nos JEB’s, no entanto já atua em eventos esportistas e atendendo atletas, tem pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopedica, geriatria e em Docência do Ensino Superior, com formação em quiropraxia e treinamento funcional.


“Esta foi minha primeira participação nos JEB’s e apesar de ter experiência, contato e com pronto atendimento em campo, é uma experiência sem tamanho, desde a vivência com diferentes culturas e quantidade de modalidades que aconteceram nos jogos, com certeza agregou muito para minha vida profissional, volto para casa realizada, o cansaço bateu, mas estou feliz com trabalho que prestei, de ter contribuído com a participação de cada atleta que pude atender, sentimento de dever cumprido”, diz a profissional.

A equipe contou com os voluntários Alessandra Corrêa e José Souza que foram ao Rio de Janeiro e dedicaram seu trabalho atendendo aos alunos-atletas da delegação amapaense. Os procedimentos utilizados por toda a equipe com os atletas foram a liberação miofascial manual e instrumental, agulhamento a seco, ventosaterapia, eletroterapia, alongamento, crioterapia, quiropraxia e aplicação de bandagens elástica e rígida.
O Amapá competiu em 14 modalidades esportivas, a seleção foi feita nos Jogos escolares do Amapá. A delegação amapaense tem o apoio da Federação Amapaense do Desporto Escolar ( Fade) em parceria com a Secretaria do Estado do Desporto e Lazer ( Sedel).

Os JEB’s 2022 ocorreram nos dias 01 a 15 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. Reuniu alunos-atletas de todos as federações do Brasil, além e técnicos, árbitros e profissionais do esporte, saúde e da comunicação.
“Foi muito importante contar com esses profissionais, buscamos sempre o melhor para os estudantes-atletas, ainda mais se tratando de menores, os pais puderam ficar tranquilos e tudo ocorreu de forma normal nos jogos”, explicou o presidente da Fade, Rogério Moreira.

Fotos: Pérola Pedrosa (Fade), Marcos Nunes e Rafael Moreira ( Sedel)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo