Nova carteira nacional de identidade deve começar a ser emitida ainda esse mês
Já começaram a ser entregues 140 kits de equipamentos, para todos os órgãos autorizados a emitir a nova carteira de identidade nacional. Os kits possuem scanner, coletor de assinatura, leitor biométrico, webcam, notebook e módulo cenário.
Todo o processo está sendo coordenado pela Polícia Científica do Amapá. De acordo com o diretor-geral da Polícia Científica, Marcos Aurélio Ferreira, essa é uma das fases finais do processo, antes do lançamento da data de emissão do novo documento.
“Com a fase de transição, desde janeiro, estamos finalizando a migração de mais de um milhão de dados, dos antigos documentos, para o novo software. Também já realizamos o treinamento de mais de 200 servidores da rede Super Fácil e das prefeituras, onde temos postos mais avançados. A próxima fase consiste na instalação e teste dos equipamentos, que será feita no decorrer desta semana, para que, ainda neste semestre, seja marcada a data para início das emissões”, explicou o gestor.
Somente nas unidades do Super Fácil, local onde se concentra a maior demanda das emissões, foram entregues 80 kits de equipamentos.
Onde solicitar o documento?
O novo documento de identificação será emitido nas unidades da Polícia Científica, sem custos para o cidadão. No Amapá, existem mais de 20 unidades de atendimento da instituição. Na rede Super Fácil são 14 postos, distribuídos por Macapá e pelo interior.
Além disso, há locais no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), na Defensoria Pública do Estado, ambos em Macapá, e nas prefeituras dos municípios de Mazagão, Cutias e Vitória do Jari.
Inovação
A Carteira de Identidade Nacional engloba tecnologias e elementos de segurança que garantem a identificação, através de um documento seguro, de acordo com modelos já implementados internacionalmente.
Entre as inovações incorporadas no documento, está a inclusão do QR Code, que apresenta opção de checagem fácil e confiável, pelas instituições da Segurança Pública e por unidades de atendimento públicos e privados.
O documento utilizará um único número, o do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e será válido em todo o Brasil.
Já devo trocar o documento?
A Polícia Científica reforça que não há necessidade de troca imediata dos documentos, pois as carteiras de identidade antigas continuam válidas até 2032.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os estados realizarão o planejamento para troca das carteiras de identidade de acordo com a capacidade operacional de cada local.