Oiapoque: Polícia Federal investiga contrabando de combustível
Agentes da Polícia Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira, dia 24, a Operação Catraia II*, com o objetivo de investigar envio de combustível entre Guiana Francesa e Brasil, o que pode configurar crime de contrabando.
A operação ocorreu no município de Oiapoque, extremo Norte do Amapá onde cerca de oito policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em residências.
O que ensejou a ação de hoje foi uma abordagem feita durante fiscalização de rotina da Marinha Brasileira no Rio Oiapoque neste mês, nas proximidades da Ponte Binacional, que liga os dois países.
Na ocasião, uma embarcação que transportava pessoas foi vistoriada e, nas buscas, foram encontrados diversos carotes (galões) contendo combustível. Questionado, o condutor do barco disse que não sabia que os recipientes estavam
cheios (embora cada um pesasse em torno de 50 quilos). O homem também não soube explicar para quem e onde seria entregue o produto.
Conforme o avanço da investigação, a Polícia Federal representou junto à Justiça para realização das buscas, tendo em vista indícios da ocorrência de que tal embarcação é utilizada comumente para a prática de crime de contrabando, bem como diante da
necessidade de identificar e desarticular possível associação criminosa.
Os envolvidos, na medida de suas responsabilidades, podem responder por contrabando e associação criminosa com penas de até oito anos de reclusão.
*Catraia é um tipo de barco pequeno, muito comum nos rios do Amapá. (Informações da Asscom).