Pacientes do Anexo do HE recebem visita dos filhos
A tarde do dia 28 de fevereiro foi de abraços e muita emoção para os pacientes Alex Alves Lobão e Carlos Alberto Júnior, que estão internados na clínica cirúrgica do Anexo do Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE). Eles puderam receber a visita dos filhos na unidade de saúde.
O reencontro com a família faz parte da visita humanizada que a unidade proporciona aos pacientes internados. A ação tem o intuito de contribuir com a recuperação, minimizando os efeitos negativos provocados pela hospitalização prolongada.
A Responsável Técnica (RT) pelo serviço social do HE, Keila Lobato, explica que, quando solicitada, a visita infantil é avaliada pela equipe psicossocial que decide se a criança pode, ou não, estar na unidade de saúde. São analisados critérios como o tipo de enfermaria em que o paciente está e as condições da internação. “A visita da criança precisa ser um momento saudável para o paciente e a criança recebida. Por isso, é necessário minimizar os danos emocionais da hospitalização”, disse.
A assistente social ressalta que a iniciativa também contribui para a relação entre paciente, família e equipe. “A visita da família deixa o emocional do paciente mais saudável. Foi lindo ver o quanto existe amor sincero nesse encontro de hoje. Os pacientes que desejavam ver e abraçar suas joias raras, seus filhos. Para nós, profissionais, fica a satisfação de dever cumprido e o coração transborda de emoção em compartilhar tamanha emoção”, afirmou Keila.
Segundo a gerente assistencial do HE, Analu Alves, a unidade tem o objetivo de transformar a experiência do paciente na melhor possível, menos fragilizada e mais leve.“A visita da família reforça o empenho dos profissionais em proporcionar um atendimento humanizado e acolhedor. A integração das equipes favorece um tratamento que vai além de cirurgias e medicação. Permitir esse momento único no ambiente hospitalar é o intuito do tratamento”, frisou.