Amapá

Para manter tradição Ciclo do Marabaixo terá programação online

Para manter as tradições do Ciclo do Marabaixo no Amapá, grupos e associações culturais se uniram para transmitir os festejos e louvores à Santíssima Trindade e Divino Espírito Santo pelas redes sociais. As exibições começam neste sábado (03) a partir das 17h.

O ciclo tradicionalmente inicia no sábado de aleluia e termina no domingo pós Corpus Christi, são três meses de programação que acompanha o calendário Pascal da Igreja católica.

Esse é o segundo ano em que toda a programação será virtual, seguindo todos os protocolos de segurança, com objetivo de levar e manter a tradição cultural. “Precisamos adequar a tradição ao momento atual para não deixar de realizar nossa maior festividade cultural do Estado, que é o Ciclo do Marabaixo”, disse Valdinete Costa, do Marabaixo da Favela.

Para a abertura os devotos farão uma programação religiosa em homenagem às vitimas da Covid-19 e seus familiares. “Hoje iniciaremos com a programação religiosa, com ladainha em latim em louvor a Santíssima Trindade e o Divino Espirito Santo, em respeito às inúmeras perdas causadas pela pandemia. Tudo poderá ser assistido pelo facebook da Associação Berço do Marabaixo” finalizou.

O Marabaixo é uma manifestação folclórica afro-amapaense, em homenagem ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade com missas, novenas, ladainhas e a dança. Durante os festejos ocorre o corte dos mastros, quebra da murta, danças e novenas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo