Saúde

Pediatra alerta pais para cuidados com a hidratação dos filhos neste período mais quente

O risco de desidratação durante os dias de muito calor é uma preocupação que atinge a todos, principalmente as crianças pequenas. Pois com o aumento de calor pode gerar um “boom” de doenças de origem viral, pela diminuição natural da umidade.

De acordo com a médica pediatra Carla Carvalho, o quadro de desidratação consiste na perda de água pelo organismo por meio de vômitos, diarreia ou mesmo pelo suor. “Além do excesso de calor, a exposição ao sol ou falta de ventilação também acontece pelo mal acondicionamento de alimentos, que deveriam ser refrigerados de forma mais efetiva”, explica a médica.

O calor em excesso também é um prato cheio para que as doenças de origem viral apareçam com mais frequência, como alergias respiratórias, rinites alérgicas, bronquites e até crises de desconforto respiratório mais graves, decorrentes de crises de asma. São quadros frequentes no Pronto Atendimento Infantil do Hospital da Criança e do Adolescente (PAI/HCA).

Pediatra alerta que menores de 2 anos são os que mais sofrem com a desidratação

“Quem mais sofrem com a desidratação são os menores de 2 anos, pois são pequenos demais para pedirem o que precisam, não podem controlar o ambiente onde estão e possui menor quantidade de líquido no corpo”, explica a pediatra.

Neste período, a médica recomenda uma alimentação mais saudável, principalmente a hidratação o tempo todo, com ingestão de líquidos e, principalmente, água, além de manter o ambiente arejado, com ventilação constante e a limpeza de toda a casa para evitar as doenças alérgicas. No caso de precisar sair com os pequenos, procurar sempre lugares com sombra, ventilados, usar roupas leves e levar sempre líquido para as crianças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo