Cidades

Plano Estadual de Prevenção à Gravidez na Adolescência chega ao município de Oiapoque

Começou por Oiapoque, a implantação do Plano Estadual de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que foi desenvolvido pelo Governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde.

O protocolo piloto foi implantado na segunda-feira, 7, na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Vitória. A cidade, de janeiro a outubro de 2022, possuiu 77 nascidos vivos de mulheres de 10 a 19 anos – faixa etária preconizada pelo MS para crianças e adolescentes – o que corresponde a 23,6% dos recém-nascidos este ano. Ou seja, quase um quarto dos nascidos são filhos de mães adolescentes.

A implantação da unidade piloto faz parte do I Workshop Regional Transfronteiriço de Prevenção da Gravidez na Adolescência e Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, como afirma a gerente do ciclo de vidas da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde (CPAS), Rai Nunes.

“Em visitas técnicas de monitoramento realizadas no primeiro quadrimestre de 2022 pela equipe da CPAS, identificou-se a necessidade de realizar uma intervenção quanto ao cenário da gravidez na adolescência no Oiapoque, principalmente na comunidade de Vila Vitória, com a proposta de implantação do Plano de Prevenção da Gravidez na Adolescência e protocolo de atendimento da saúde sexual e saúde reprodutiva do adolescente”, explicou a gerente.

O plano estadual começou a ser desenvolvimento em 2013, através de rodas de conversas com adolescentes e equipes técnicas multiprofissionais da saúde, educação, assistência social, Ministério Público, Unifap, Ministério da Saúde e outros segmentos parceiros.

Em junho de 2022, o plano foi consolidado, através da reunião de representantes das 16 cidades do estado. Agora, a implantação está sendo feita conforme a sinalização dos municípios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo