Saúde

Política Nacional de Humanização é abordada em blitz educativa no HE

Intuito da ação foi contribui com a cultura de um atendimento que apoie a melhoria na qualidade e eficiência dos serviços prestados aos pacientes da unidade.

A equipe psicossocial do Hospital de Emergência Dr. Oswaldo Cruz (HE) promoveu uma blitz educativa da Política Nacional de Humanização (PNH) para os colaboradores da unidade. O objetivo da ação foi tratar sobre atendimento humanizado dentro do âmbito hospitalar, a relação colaboradores e pacientes.

De acordo com a Responsável Técnica (RT) do serviço de psicologia do HE, Marlucia Milhomem, a blitz educativa contribui com a cultura de um atendimento que apoie a melhoria na qualidade e eficiência dos serviços prestados aos pacientes da unidade. “O atendimento humanizado acontece quando há ética profissional, tratamento individualizado, cuidado realizado com empatia, atenção e acolhimento integral, respeito à intimidade e as diferenças, confiança, segurança, apoio e comunicação eficiente que permite a troca de informações”, explicou.

A psicóloga ressalta que pacientes que são atendidos de maneira humanizada têm mais confiança na equipe e nos tratamentos, além de responderem melhor ao quadro clínico. “No geral, o paciente ao ser hospitalizado sofre um processo de total despersonalização, deixa de ter o seu próprio nome e passa a ser um número de leito ou então alguém portador de uma determinada patologia. A equipe humanizada recebe o paciente com acolhimento e compreensão sobre as particularidades de cada um, compreendendo que antes do seu diagnóstico existe uma história de vida. O paciente não é só o paciente, ele é o amor de alguém”, afirmou Marlucia.

Segundo a gerente assistencial do HE, Analu Alves, a blitz reforça com os colaboradores o compromisso da unidade de manter uma assistência à saúde de excelência e com atendimento humanizado. “O HE enxerga o paciente como um indivíduo biopsicossocial, uma abordagem multidisciplinar que compreende as dimensões biológica, psicológica e social do usuário. Nós nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade”, frisou.

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