Amapá

Pré-matrícula de alunos para escolas bilíngues; Cívico-Militares e de Gestão Compartilhada inicia hoje

Inicia nesta quinta-feira, 25, a etapa de pré-matrícula para estudantes da rede pública de ensino. Nesta primeira fase, o processo é destinado para estudantes que possuem interesse em cursar as séries de entrada – 6° ano do ensino fundamental e o 1° ano do ensino médio – nas escolas bilíngues; Cívico-Militares e de Gestão Compartilhada.

O prazo para a realização do procedimento se estende até o próximo sábado, 27, e pode ser feito através do endereço www.escolapublica.ap.gov.br. Devido à grande procura por matrícula  nestas escolas, a reserva de vagas acontece por meio de editais específicos.

Além de oferecer o processo virtualmente, a equipe também disponibilizou escolas que funcionam como polos para realização da pré-matrícula online para estudantes ou responsáveis que não possuem acesso à internet.

Para a realização da pré-matrícula são exigidos os seguintes documentos:

  • Estudante menor de idade: certidão de nascimento, CPF e Carteira de identidade;
  • Estudante maior de idade: Certidão de nascimento, CPF, Carteira do Sus e e-Mail;
  • Responsável: RG, CPF, comprovante de residência e e-mail.

Toda documentação exigida deve ser comprovada no ato da confirmação da matrícula na unidade escolar solicitada. Vale ressaltar que o processo de pré-matrícula faz parte do plano de organização da rede estadual e que a sua realização é somente uma etapa, não assegurando a vaga do aluno.

Critérios e vagas                                                            

Em todo o estado, nove unidades escolares fazem parte dos programas de Gestão Compartilhada. A Seed, em atenção à alta procura por matrículas registradas nessas escolas, adotará como um dos critérios de matrícula a reserva de vagas para as instituições conforme edital específico.

As escolas estaduais de Gestão Compartilhada com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (Antônio Messias, Risalva Freitas do Amaral, Afonso Arinos e Escola Igarapé da Fortaleza), terão 70% das vagas ofertadas para o 6º ano do Ensino Fundamental destinadas aos moradores dos bairros vizinhos da respectiva unidade Escolar e 30% para a Ampla Concorrência.

Na Escola Professora Marly Maria da Silva e Souza, 100% das vagas serão destinadas aos estudantes que comprovarem residência no Conjunto Habitacional Macapaba.

Para os estudantes interessados em se matricular na escola Escola Professor Antônio Ferreira Lima Neto, as 100% das vagas oferecidas serão destinadas aos candidatos que comprovarem que residem nas nos bairros Parque dos Buritis, Infraero II, Açaí e Ilha Mirim.

Próximas etapas

Depois da realização do processo de pré-matrícula, os responsáveis deverão ficar atentos nos sorteios das vagas que ocorrerão entre os dias 1 e 3 de março, de acordo com o horário específico de cada unidade de ensino, eles serão transmitidos virtualmente.

A próxima etapa é a confirmação de matrícula nas unidades escolares com a entrega dos documentos exigidos seguindo os protocolos de biossegurança da Covid-19. (Inf: João Marcos Chaves)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo