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Prevenção à fraude é tema de palestra para lojistas de Macapá

O Sindicato do Comércio Varejista de Móveis e Eletrodomésticos (Sindmóveis) e a Fecomércio Amapá promoveram, na última quarta-feira (10), uma capacitação às empresas do segmento sobre estratégias de combate às fraudes no varejo, a primeira este ano. Em 2020, as empresas também tiveram essa capacitação.

O objetivo foi orientar os participantes na identificação de possíveis fraudes, visando a responsabilização dos fraudadores e redução de prejuízos nas empresas.

“A nossa função é trazer informação para os nossos colaboradores do comércio, filiados e clientes. O momento que nós estamos passando tem possibilitado que os casos de fraudes aumentem. Os fraudadores estão se especializando, então nós também temos que ficar mais atentos”, frisou o Presidente do Sidmóveis e empresário, Edevaldo Xavier

Presidente do Sidmóveis, Edevaldo Xavier

Esse evento também pretendeu preparar os lojistas da capital, especialmente no período das festas de fim de ano, onde a movimentação no comércio é maior.

A atendente de vendas, Drielly Cruz, de 33 anos, diz que a prática mais comum que ela tem percebido no estabelecimento onde trabalha ainda são as notas falsas.

Vendedora diz que notas falsas são recorrentes no comércio

“A prática que mais notamos são as notas falsas, geralmente no período de pagamento que é quando a loja está cheia de clientes e nós atendemos muitos a todo tempo. Aprender mais nesse evento dá uma segurança ainda maior pra gente quanto para os clientes”, disse a vendedora.

Para o Presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino, o momento exige união entre as entidades e a sociedade para combater as fraudes.

Presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino

“Somente com união, debate e diálogo sobre temas tão importantes como esse é que vamos diminuir esses riscos e focar na segurança da relação de consumo que existe hoje no comércio amapaense que, inclusive, é o que mais emprega no Estado”, pontuou Presidente da Fecomércio.

O evento contou com a presença do palestrante Rômulo Santos, graduado em perícia criminal e especialista em segurança pública e privada, que ministrou o tema “Prevenção à fraude” e trabalhou também essa prática no Pix, boleto e comprovante de pagamento falsos.

Palestrante Rômulo Santos

“Os tipos de fraudes atuais mais identificados são o do Pix juntamente com aqueles aplicados por meio do Whatsapp. Mas, ainda vemos casos de cédulas falsas circulando na cidade, principalmente neste período de fim de ano, além do golpe do cartão e maquininha falsa. Por isso, orientar os lojistas é importante, uma vez que eles não conseguem identificar de imediato a fraude sendo aplicada”, comentou o palestrante.

Ana Carolina Bandeira, 35 anos, disse que já conseguiu identificar pessoas tentando fraudar um cadastro na loja onde ela trabalha. Com o treinamento que recebeu, ajudou a evitar o transtorno e ainda a alerta outras empresas sobre o risco com aquele indivíduo que tentou a prática criminosa. “Já presenciamos muitos casos de documentação fraudada na loja. Então, recebemos treinamento para conhecer e acusar suposta tentativa de fraude no nosso estabelecimento e também alertar outras empresas do nosso segmento para ficarem atentas”, falou a colaboradora.

Ana Carolina já registrou pessoas tentando fraudar cadastro na loja em que trabalha

Pesquisa do Instituto Fecomércio Recentemente, o Instituto Fecomércio realizou uma pesquisa sobre as fraudes contra as empresas do comércio local, e constatou que 60% das vítimas são Microempresas, seguidas do Microempreendedor individual (21%), Empresas de Pequeno Porte (12%) e Médio e Grande Porte (3%).

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