PRF e orgãos de proteção à criança e adolescente realizam barreira educativa
Na manhã desta quinta-feira, 20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceira com o Conselho Tutelar de Macapá e o Comissariado da Vara da Infância e Juventude, realizou uma barreira educativa, com o intuito de chamar a atenção dos condutores, principalmente os que estavam se deslocando para o interior do Estado, para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O comando educativo aconteceu no posto da PRF, a altura no KM 9 da BR 210. A ação dá ênfase ao Maio Laranja, considerado o mês de combate nacional a esse tipo de crime. Panfletos foram distribuídos, e os motoristas orientados a denunciarem quando se depararem com atos que indiquem a violência contra menores.
“Pedimos que todos participem e denunciem se virem algo estranho, se desconfiaram de alguma coisa. Temos o disque 100. As denúncias podem ser feitas por lá, ou até mesmo no 190. Precisamos acabar com a cultura de que nas áreas mais distantes, ribeirinhas, no interior, essa prática é normal”, disse o inspetor da PRF Jean Pantoja.
As campanhas educativas e repressivas acontecem nos 16 municípios amapaenses. Entretanto, em Oiapoque, por ser uma cidade brasileira que faz fronteira com a Guiana Francesa, e onde o turismo sexual é considerado alto, as forças de segurança intensificaram as fiscalizações.
Até o final de maior, blitz educativas e fiscalizações de combate a exploração sexual de crianças e adolescente, devem acontecer.