Primeira fase do concurso da Educação acontece neste domingo, 16
Mais de 30 mil pessoas devem fazer a prova objetiva.
A primeira fase do concurso público da Educação, acontece neste domingo, 16, quando mais de 30 mil candidatos são aguardados para a realização da prova objetiva. Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório, e acontece sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Varga (FGV).
Pela manhã, foram aplicadas as provas aos candidatos que concorrem às vagas de tradutor e intérprete de Língua Brasileiras de Sinais (Libras) e para cuidador. Já pela tarde, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva para os candidatos que disputam as vagas para os cargos de professor da Educação Básica e Profissional e para pedagogo.
O concurso, que oferece 5.002 vagas, é para contratação imediata e para formação de cadastro reserva nos cargos de professor da Educação Básica e Profissional, pedagogo, tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRA) e de cuidador.
A socióloga Amanda Moura, é uma das candidatas e diz que já aguardava ansiosa para a realização do concurso. “Já aguardava ansiosa por essa oportunidade de poder me tornar servidora pública. Agora é confiar em todo o esforço e estudo, e fazer uma boa prova”, comentou.
Etapas
O concurso para os cargos de professor da Educação Básica e profissional, cuidador e pedagogo acontecerá em três fases.
A primeira é o Exame de Conhecimentos, com prova objetiva e estudo de caso, tendo caráter eliminatório e classificatório. A segunda e terceira fase possuem caráter eliminatório, sendo elas o exame documental e exame de saúde, respectivamente.
Para o cargo de tradutor e intérprete de Libras, os candidatos realizarão, além da prova de múltipla escolha, a Prova Prática a fim de comprovar seu domínio na área.