Randolfe garante transporte para ação inédita dos “Doutores da Amazônia” na tribo Wajãpi
Nos próximos 10 dias, 40 profissionais de saúde farão uma ação inédita dos “Doutores da Amazônia” promovida pelo Governo do Amapá, liderada pela primeira-dama Priscila Flores, denominada “Mais Sorrisos”, na tribo Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari. O senador Randolfe Rodrigues garantiu o transporte, por meio da Força Aérea Brasileira para que os profissionais e os equipamentos fossem trazidos ao Amapá.
“Já passou da hora da saúde dos povos originários serem respeitados. Os Wajãpis viveram ao longo dos últimos três séculos enormes dramas. Lutaram para sobreviver e quase foram dizimados. É nossa obrigação promover acesso a saúde e educação”, disse o senador Randolfe, em discurso que trouxe a história do povo indígena.
Cerca de 1800 indígenas vivem na região e enfrentam grandes dificuldades de atendimento em saúde. A missão será para realizar atendimentos especializados em diversas áreas médica e odontológica, com alta tecnologia em saúde bucal, como scanner digital, sistema CAD/CAM, RX digital, entre outros.
O programa “Doutores da Amazônia” não contempla apenas atividades de saúde, mas também de cidadania. Além de dentistas, ainda terão atendimentos de ginecologista, pediatra, psicólogo, fisioterapeuta, oftalmologista, e também poderão fazer exames diversos e receberem doações de óculos.
Toda a ação conta com apoio da FUNAI, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e do Exército Brasileiro.
Doutores da Amazônia
A entidade sem fins lucrativos “Doutores da Amazônia” é uma equipe multiprofissional formada por profissionais voluntários, que realiza atendimentos de saúde especializados, com uso de tecnologia de ponta e equipamentos modernos em aldeias indígenas da Amazônia desde 2015.