Cultura

Renomado diretor de teatro ganha prêmio “Maestro Siney Sabóia no Amapá

O renomado ator, diretor de cinema e teatro, Thomé Azevedo, foi premiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AP,) através da lei Aldir Blanc, com o prêmio “Maestro Siney Sabóia ”.
O prêmio foi concedido por sua jornada profissional ao longo de 25 anos no Amapá. Nestes anos, Thomé Azevedo ministrou oficinas teatrais, atuou na tv, preparou e dirigiu elencos de curtas como o premiado “Açai”, e ainda produziu documentários sobre diversos aspectos sócio-culturais do nosso estado.
“Num momento onde o mundo parou, os palcos e atividades artísticas tiveram essa parada, muitos artistas sofreram, seja de rua, do teatro, a gente vê o reconhecimento através do nome de um grande artista como o Aldir Blanc. O governo do Amapá se sensibilizou com os artistas locais e estimulou a entrega desse prêmio, e só temos a agradecer. Choramos a dor dos que partiram, mas temos a esperança de que a vacina vai chegar para todos e esse quadro vai mudar. A nossa arte vai voltar a ser o que era antes”, disse Thomé.

Prêmio Siney Sabóia

O prêmio Siney Sabóia foi lançado em dezembro de 2020 e selecionou agentes da cadeia produtiva da cultura e das artes, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por estes, em prol do fazer cultural no âmbito do Estado do Amapá.

O Maestro Siney Saboia morreu vítima da Covid-19 em maio de 2020 e estava a frente da Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Macapá.

A morte do maestro ocorreu pouco mais de 30 dias após ter comandado a banda da Guarda Municipal em uma homenagem aos profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) Lélio Silva, referência em atendimento nos casos de coronavírus em Macapá.

(Foto: Mário Garavello)

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo