Segurança

Segurança Pública: Amapá reduz crimes violentos em quase 80% em setembro

Os municípios que acumulam as maiores reduções são Ferreira Gomes e Amapá, sem registros em 2022.

Levantamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) registrou queda de 79,31% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do mês de setembro, um dos resultados mais expressivos do país. O registro compara os dados de 2022 com o mesmo período do ano anterior.

Os municípios que acumulam as maiores reduções são Ferreira Gomes e Amapá, sem registros em 2022, seguido por Tartarugalzinho (- 83,33%), Santana (- 80%), Oiapoque (- 66,67%), Mazagão (- 50%) e Macapá (- 40,13%).

Em entrevista a um programa de rádio local o secretário da Sejusp, Cel. Carlos Souza, atribui o desempenho a política que tem sido desenvolvida pelo Estado. “Essa é uma consolidação da politica da segurança pública que recebeu muitos investimentos, em todos os meses desse ano nós temos redução nos crimes violentos. Em setembro comemoramos muito porque no ano passado foi quando houve a guerra entre facções criminosas que causou uma grande mortandade, e hoje conseguimos reduzir em quase 80% os crimes, e colocando o Amapá como a maior redução do Brasil”.

Secretário da Sejusp, Cel. Carlos Souza

Ele também fez um balanço da atuação da segurança Pública nas eleições. Para Carlos Souza a tranquilidade do pleito se deve ao trabalho preventivo que foi realizado na semana da votação. “Foram muitas apreensões, muitas prisões que fizeram com que o dia da eleição fosse mais tranquilo, essa foi a eleição eu arrisco a dizer que foi a mais tranquila que já tivemos”, comentou o coronel.

Dos demais município do estado, Vitória do Jari manteve estabilidade, com somente duas ocorrências em todo o ano de 2022. Os municípios de Laranjal do Jari, Serra do Navio, Pracuúba, Calçoene, Pedra Branca e Cutias tiveram aumento pouco expressivo: somados, foram apenas 12 ocorrências a mais em todo o ano de 2022 em comparação com o ano anterior.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo