Cidades

Sem aviso: companhia aérea cancela voo causando reclamação entre passageiros

Passageiros da Gol tiveram a maior dor de cabeça nesta quarta-feira, 17, com o cancelamento de um voo que estava previsto para decolar às 05h40, mas 50 minutos antes da partida a companhia anunciou uma manutenção na aeronave, alegando por esse motivo um atraso. No entanto, o atraso foi seguido do cancelamento do mesmo.

Sem informações passageiros descansavam no chão do aeroporto

Revoltados e sem respostas, os passageiros acionaram o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) para intervir na situação. Os agentes constataram que o cancelamento não foi avisado com período mínimo de 24 horas de antecedência, e ainda não tinham realocado os consumidores.

“O voo foi cancelado por motivos de manutenção. Acontece que a companhia não avisou com antecedência, e, desde às 5h, ainda não tinham realocado os passageiros. Somente com a nossa chegada ao aeroporto que a companhia começou a realocar os passageiros para amanhã, e os demais que precisam chegar ainda hoje em seus destinos em companhias parceiras”, explicou Iraciguara Menezes, chefe de fiscalização do Procon.

Chefe de fiscalização do Procon, Iraciguara Menezes

Carlos Alberto chegou ao aeroporto com duas horas de antecedência e precisava chegar ao Rio de Janeiro para um compromisso que teria às 11h. “É revoltante, somente depois de 50 minutos do horário previsto para o embarque fomos avisados que o voo atrasaria por motivos de manutenção. Somente depois que chamamos o Procon que a companhia informou que o voo estava cancelado. Eu tinha um compromisso às 11h no Rio e sequer sei a hora que vou conseguir chegar”, desabafou.

Carlos Alberto tinha compromisso marcado às 11h no Rio de Janeiro

No local, o Procon fez a notificação da companhia aérea, que tem o prazo de cinco dias para apresentar defesa. Essa notificação, após análise do setor jurídico do órgão, poderá ser convertida em auto de infração, tendo em vista o descumprimento de pelo menos duas regras, que são o aviso com 24 horas de antecedência e o imediato realocamento. Passageiros também podem procurar o órgão para dar entrada em ações individuais, pedindo ressarcimento por danos morais e financeiros.

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