Sem aviso: companhia aérea cancela voo causando reclamação entre passageiros
Passageiros da Gol tiveram a maior dor de cabeça nesta quarta-feira, 17, com o cancelamento de um voo que estava previsto para decolar às 05h40, mas 50 minutos antes da partida a companhia anunciou uma manutenção na aeronave, alegando por esse motivo um atraso. No entanto, o atraso foi seguido do cancelamento do mesmo.
Revoltados e sem respostas, os passageiros acionaram o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) para intervir na situação. Os agentes constataram que o cancelamento não foi avisado com período mínimo de 24 horas de antecedência, e ainda não tinham realocado os consumidores.
“O voo foi cancelado por motivos de manutenção. Acontece que a companhia não avisou com antecedência, e, desde às 5h, ainda não tinham realocado os passageiros. Somente com a nossa chegada ao aeroporto que a companhia começou a realocar os passageiros para amanhã, e os demais que precisam chegar ainda hoje em seus destinos em companhias parceiras”, explicou Iraciguara Menezes, chefe de fiscalização do Procon.
Carlos Alberto chegou ao aeroporto com duas horas de antecedência e precisava chegar ao Rio de Janeiro para um compromisso que teria às 11h. “É revoltante, somente depois de 50 minutos do horário previsto para o embarque fomos avisados que o voo atrasaria por motivos de manutenção. Somente depois que chamamos o Procon que a companhia informou que o voo estava cancelado. Eu tinha um compromisso às 11h no Rio e sequer sei a hora que vou conseguir chegar”, desabafou.
No local, o Procon fez a notificação da companhia aérea, que tem o prazo de cinco dias para apresentar defesa. Essa notificação, após análise do setor jurídico do órgão, poderá ser convertida em auto de infração, tendo em vista o descumprimento de pelo menos duas regras, que são o aviso com 24 horas de antecedência e o imediato realocamento. Passageiros também podem procurar o órgão para dar entrada em ações individuais, pedindo ressarcimento por danos morais e financeiros.