Telemedicina: amanhã iniciam as primeiras consultas online com especialistas do Albert Einstein
Prosseguindo com a implantação do projeto de Telemedicina no Amapá, nesta segunda-feira, 26, técnicos do Hospital Albert Einstein iniciaram a segunda etapa da iniciativa, que é de instalação e capacitação. Os técnicos Bruna Amaral, enfermeira, e Gustavo Cunha, analista de sistema, foram recebidos pelo governador Waldez Góes, e a partir desta terça-feira, 27, estão reunindo presencialmente e virtualmente com profissionais que irão atuar nos municípios beneficiados. As capacitações iniciaram por Macapá e Porto Grande, e seguem para Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari. As primeiras consultas online iniciam dia 28 de abril.
Reunião técnica
Acompanhados pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), Marcel Menezes, e do secretário de Saúde do Estado (SESA), Juan Mendes, os técnicos do Albert Einstein apresentaram o projeto ao governador Waldez Góes. Estiveram também presentes o superintendente do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/AP), Roberto Wagner, a gerente estadual de Atenção Primária à Saúde, Nilma Pureza e Elen Farias, coordenadora Estadual de Políticas de Atenção Básica.
Durante a reunião, o governador Waldez Góes garantiu suporte do GEA para sua execução, e disse ser um entusiasta da iniciativa, que integra o projeto Telesaúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hospital Albert Einstein, e é financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto oferecerá aos moradores, atendimento médico com especialistas do Albert Einstein, referência em medicina.
Telemedicina no Amapá
O projeto começou a ser implantado no mês de março e vai beneficiar inicialmente os municípios de Oiapoque, Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari, com atendimento online em sete especialidades: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Na primeira etapa, os secretários municipais de Saúde receberam 1 notebook Dell, 1 unidade de Webcam Logitech C920S 1080 e 1 unidade de Alto Falante Único, montado com fio Jabra.
No Amapá, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) coordena o projeto com apoio do COSEMS/AP, que está atuando diretamente com os apoiadores técnicos e intermediando os diálogos entre as instituições envolvidas. Os atendimentos serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os equipamentos serão instalados. O morador que precisar de atendimento será atendido na UBS pelo médico local, que irá intermediar a consulta com o especialista.
As capacitações e instalações dos equipamentos iniciaram por Macapá e Porto Grande, dia 28 os técnicos estarão nos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari. Ainda nesta quarta-feira serão realizadas as primeiras consultas online nos municípios que já receberam os treinamentos.
Para Marcel Menezes, a Telemedicina dá início a um novo e necessário modelo de atendimento de grande importância neste momento. “Sabemos que durante a pandemia as consultas especializadas ficaram prejudicadas pela escassez destes profissionais, principalmente nos municípios, aumento da demanda no Hospital de Especialidades Alberto Lima, pela alta nos de casos da COVID-19, e até receio de ir presencialmente em uma unidade de saúde, por isso este atendimento online é de suma importância para os moradores dos municípios distantes da capital”.
O presidente informou ainda que há interesse em expandir este projeto para outros municípios amapaenses.