Por meio do programa Assistência Médica Especializada e Telemonitoramento na Região Norte do Brasil – Telemedicina (AMET), a Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), tem ampliado o atendimento a pacientes que buscam por consultas com especialistas na rede pública de saúde. O serviço é realizado em parceria com profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE, de São Paulo, com a oferta de atendimento médico em sete especialidades.
Em Santana, a unidade referência para o consultório virtual do atendimento em Telemedicina, é a Unidade Básica de Saúde Antônio Serieiro, onde são ofertadas consultas para especialistas nas áreas de neurologia adulto e pediátrico, reumatologia, pneumologia, psiquiatria, cardiologia clínica adulto e endocrinologia. Com a implantação do serviço e uso da tecnologia, o município reduz a fila de espera por atendimento nas especialidades.
Para ter acesso ao serviço, o(a) paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima em seu bairro para realizar a consulta com o médico da Atenção Primária. Se o médico identificar a necessidade de acompanhamento complementar para o diagnóstico e tratamento, ele fará o encaminhamento para o especialista, disponível no sistema de regulação da plataforma Telemedicina.
O médico especialista em Saúde da Família, Edson Gomes, é um dos profissionais da rede que já faz o uso da telemedicina. Para ele, o recurso agrega muito no cotidiano dos profissionais e ajuda a dar continuidade ao trabalho da atenção primária nas unidades de saúde. “É um divisor de águas no atendimento da rede pública, com a oferta de atendimentos especializados, trazendo a possibilidade de um acompanhamento mais específico para o paciente e a troca de experiência para o profissional que o acompanha”, afirma o médico.
Segundo a secretária de Saúde, Ithiara Madureira, a telemedicina otimiza os serviços da rede pública. “O objetivo é ampliar o acesso às consultas especializadas no município atendendo o paciente, que muitas vezes tem dificuldade para obter vagas ou não tem condições financeiras e acaba abandonando o tratamento”, explica a gestora.
No Amapá, a implantação do projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP).
Como agendar
Com o encaminhamento em mãos, o (a) paciente deve ir a Unidade Básica Antônio Serieiro, localizada a avenida Maria Colares, nº 796, no bairro Nova Brasília, com documentos pessoais, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O agendamento para a consulta em Telemedicina ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Comunicação – Prefeitura de Santana