UPA Zona Sul e UEI sensibilizam pacientes e colaboradores sobre Setembro Amarelo
Setembro é o mês de conscientização e combate ao suicido. Apesar de sensível, é um tema muito importante e não pode deixar de ser abordado nem mesmo no ambiente hospitalar.
Para promover um momento de informação e debate sobre o tema, a Comissão de Humanização e Educação em Saúde realizou uma blitz educativa nas unidades, distribuindo fôlder com os principais destaques sobre o assunto e o tradicional lacinho de cor amarela, um dos símbolos da campanha.
“O pacientes entra aqui para cuidar da saúde física, mas, muitas vezes a saúde, a mental também precisa de ajuda; E ações como essa auxiliam numa melhor compreensão sobre o tema e fazem com que se sintam ainda mais seguros, em poder compartilhar sobre suas experiências de vida, fortalecendo a confiança na equipe, impactando positivamente também em sua recuperação”, comentou o presidente da Comissão, Adriano Prata.
A psicóloga Emanuely Teixeira acrescenta que suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.” O conhecimento dos fatores de risco e sinais de alerta pode auxiliar na sua prevenção. Por isso, a saúde mental é um assunto que precisa ser intensificado nas escolas, nos lares, na sociedade, não só em setembro, mas de janeiro a janeiro” finalizou