Saúde

UPA Zona Sul participa de Projeto Angels

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul de Macapá participou nesta quarta-feira, 16, de um treinamento para o atendimento pré-hospitalar de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença que representa um dos principais agravos de saúde, podendo levar à morte ou incapacidade física e neurológica, pelo Projeto Angels, iniciativa internacional do laboratório alemão Boehringer Ingelheim de treinamento, capacitação e qualificação para implantar o protocolo de atendimento da doença em unidades de saúde pelo mundo.

O treinamento tem o objetivo de integrar as equipes para um atendimento de excelência aos pacientes com AVC. A identificação e suporte adequado a esses pacientes é extremamente importante. A integração entre as equipes visa corrigir as deficiências, proporcionando uma melhor qualidade assistencial. “A equipe da unidade está capacitada para reconhecer os sinais e sintomas de AVC e direcionar o paciente para o Hospital de Emergência, para a realização do tratamento”, explicou a gerente de performance da UPA Zona Sul, Macelir Kobayashi.

A gerente destaca que a UPA Zona Sul é porta aberta e recebe pacientes em livre demanda. “Com o treinamento, os profissionais estão aptos para realizar o primeiro atendimento, que é no reconhecimento dos sinais e sintomas, aferição de sinais vitais, monitorização do paciente, acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e contato prévio com o hospital de emergência para receber o paciente e conduzir direto para a tomografia”, disse Macelir.

O atendimento rápido e eficaz é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente. A cada minuto com AVC, ocorre a perda de quase dois milhões de neurônios. Quanto mais rápido o tratamento, menor a perda de neurônios e menor o risco de sequelas.

“O paciente precisa ter uma janela de tempo de 4h30 após o início dos sintomas para realizar a trombólise, processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea.  Por isso, a importância de equipes capacitadas para identificação e tratamento do AVC, proporcionando à população de Macapá um atendimento de excelência”, finalizou a gerente de performance da UPA Zona Sul.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo