O senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) informou, nesta terça-feira (9), que conseguiu duas usinas produtoras de oxigênio hospitalar para reforçar a estrutura de combate à pandemia de Covid no Amapá. As tratativas foram com o ministro Pazuello. Uma usina de oxigênio irá para Laranjal do Jari e outra para o município de Oiapoque.
No mês de fevereiro, o senador foi informado, por ofício enviado pelo governador do estado, Waldez Góes, dos riscos que o Amapá estava correndo, e solicitou ao Ministro da Saúde uma ação rápida no estado. O senador pediu ao ministro a disponibilização de usinas produtoras de oxigênio hospitalar.
“Queremos evitar um colapso total das redes pública e privada de Saúde, como o aumento do número de mortes em decorrência da Covid-19, principalmente pela escassez e falta de oxigênio medicinal para o apoio dos pacientes com coronavírus”, afirmou Davi.
A preocupação do senador é evitar que o Amapá passe por situação semelhante à que ocorreu em Manaus, sobretudo porque os dois municípios amapaenses ficam nos pontos extremos do estado, com acesso dificultado por estradas de terra, que ficam ainda piores durante o período de chuvas. A questão, conforme o senador, é de estratégia e de logística.
Ele também informou que pediu ao ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, um avião do tipo Hércules para levar as usinas ao Amapá. As usinas estão a caminho.