Amapá

Amapá registra aumento de 41% de casos de tuberculose

O estado do Amapá registrou o aumento de 41% no número de pessoas infectadas com tuberculose comparados com os anos de 2020 e 2021. Os dados foram apontados pelo Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) que contabiliza atualmente 133 pessoas em tratamento na unidade.

Para o CRDT, o aumento dos casos pode estar relacionado ao relaxamento da população com as medidas básicas de proteção à vida, aquelas já adotadas contra a covid-19, como o uso de máscaras e o cuidado para evitar aglomerações, já que a doença é adquirida através de contágio respiratório.

“Também é preciso analisar que a pandemia dificultou o acesso ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças, em especial as de origem respiratória e que o hábito de realizar consultas de rotina está retornando gradativamente e, com ele, as notificações das doenças”, apontou a enfermeira do CRDT, Magali Silva.

Na maioria das pessoas, o principal sintoma é tosse seca e constante na fase inicial, evoluindo para tosse com secreção e, em grande parte dos casos, avançando para tosse com pus e sangue.

Especialistas recomendam que no surgimento de sintomas a pessoa deve procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o exame de baciloscopia.

Após o período de seis meses do tratamento, uma reavaliação médica é refeita para identificar a possibilidade de alta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo