Amapá registra três pacientes transferidos de Manaus, sem a notificação obrigatória aos órgãos estaduais
Em redes sociais o governador Waldez Goés anunciou que, foi informado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), da internação de uma paciente transferida de Manaus, sem a notificação obrigatória às autoridades locais ou nacionais.
O caso foi descoberto após investigação da SVS no Hospital Unimed Fama Macapá. A paciente teve a transferência realizada em UTI aérea . Além desse caso, o órgão também confirmou o óbito de duas pacientes, que também foram transferidas de Manaus para o mesmo hospital particular. O ato configura de infração de medida sanitária e atenção à saúde.
A SVS afirmou que irá tomar todas as medidas de biossegurança necessárias para tentar identificar qual cepa do vírus que as pacientes foram acometidas.
“É inaceitável que uma instituição que preza pela saúde dos seus segurados, transgrida as regras nacionais para o enfrentamento da pandemia, colocando em risco a saúde publica e a vida dos amapaenses” disse Goés em rede social.
O Ministério da Saúde já foi comunicado do ocorrido, assim como os Ministérios Público Federal e Estadual para que todas as medidas de responsabilização sejam tomadas.