culinária

Gastronomia: o encontro da culinária mineira com a amapaense no FiFitus Restaurante

Sabe aquele jeitinho mineiro de conversa fácil, sempre simpático, extrovertido, hospitaleiro e disposto a ouvir o outro, com o dom de saber se relacionar. Assim podemos dizer do FiFitus Restaurante e Cozinha Industrial e, principalmente, de sua chef de cozinha, Vanessa Vacaro.

Localizado próximo à rotatória da orla do Santa Inês, pertinho do rio Amazonas, na Avenida Pedro Lazarino, o restaurante fica aberto das 11h até 1h, com um cardápio de comida não só mineira, como pratos de todo o Brasil e do Amapá. 

O Fifitus destaca-se por sua decoração bem mineira, com espaços para tomar uma boa cachacinha de caneca, se servir de um bom pedaço de doce de leite e ainda é empório de utensílios e móveis mineiros, quem se interessar por alguma peça pode adquirir lá mesmo. O material vem do interior de Minas Gerais.

A gastronomia é comandada pela chef Vanessa Vacaro, que é a proprietária, o restaurante é familiar, e, além do que está em Macapá, possui outra filial na cidade de Vargem Bonita, em Minas. 

O restaurante tem como símbolo o peixe, um dos primeiros símbolos do cristianismo. Os cristãos, para se identificarem, desenhavam no chão o peixe. Assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor. Hoje, esse símbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

Chef Vanenessa Vacaro

O cardápio variado tem entradas como frango a passarinho, fígado com jiló, caldinho de feijão entre outros. Os pratos principais são à la carte, com assado de panela; triângulo mineiro, carne de sol na pedra; risotos; peixes da nossa região e também a famosa tilápia, muito prestigiada pelos mineiros, além dos suínos, carro-chefe da culinária de Minas, como a Costelinha de Porco, Joelho de Porco Mineiro, Lombo suíno, e as adaptações feitas pela Chef Vanessa Vacaro, como o Suíno Fifitus, que leva macaxeira e tropeiro, e sua criação para edição 2020 do Festival Brasil Sabor, o prato Mineirão Tucuju, que leva linguicinha caseira, costelinha de porco, tutu elaborado com açaí, torresmo, queijo tucuju, tropeiro com jambu, couve na manteiga, ovo estralado. Ainda conta também com sobremesas mineiras e outras. 

Digamos que FiFitus é um pedacinho mineiro em Macapá. Segundo comentário de clientes que se encantam com a comida, com o lugar e com a chef Vanessa e sua família, que cerca de 10 anos atrás chegaram ao Amapá, para uma missão religiosa, atravessaram o estado e foram até Oiapoque, e já conheceram quase todos os municípios e são apaixonados pelas pessoas daqui. 

Mineirão Tucuju – fez parte do cardápio da edição 2020 do Festival Brasil Sabor. Foto: Acervo Abrasel

“Gosto dessa terra, principalmente das pessoas, gente tão receptiva, tão hospitaleira. Já andamos por vários outros estados, fora o nosso, só aqui encontrei esse calor mais humano. Aqui as pessoas não te julgam por cor, religião, de onde você é”, destaca Vanessa. 

Seu marido, médico urologista Marcos Zionede, que tem o importante papel de ser o degustador oficial das maravilhas que sua esposa faz, lembra que no início aqui no Amapá, Vanessa fazia quitutes em casa para encomenda, mais na casa da família sempre tinha almoços e jantares para os amigos.

“O talento de Vanessa vem da família dela, a gastronomia é tradição da família, em casa aqui recebíamos muitos amigos e todos elogiavam sua comida, ela também tem sua veia empreendedora, e já teve lanchonete, padaria e agora finalmente seu restaurante, tem sempre meu apoio e cumpro minha missão aqui, sou o provador oficial. Uma ‘missão muito difícil’, mas eu exerço com muita dedicação”, relata Marcos. 

A missão de gerenciar o restaurante em Macapá é do filho mais velho, Renato, responsável pela parte financeira e administrativa, já a filial em Minas está sob o comando de outra filha. Nos planos da família ainda tem um projeto de mais um restaurante. O FiFitus se destaca por três pontos: Limpeza, a comida feita na hora e o conceito de comida verdadeira, segundo Vanessa, se você pede filé, você terá filé. No FiFitus também tem pratos executivos e aos sábados tem feijoada com direito a caipirinha por conta da casa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo