Pacientes do HE participam de torneio de dominó
Atividades lúdicas realizadas na unidade têm como proposta terapêutica o resgate da possibilidade de vida sadia.
O Hospital Oswaldo Cruz (HE) realizou um torneio de dominó com os pacientes internados na enfermaria da unidade de saúde. A iniciativa, idealizada pelo serviço de psicologia e gerência assistencial, é uma forma de humanizar o atendimento, proporcionando ao usuário uma melhor experiência durante a hospitalização.
O torneio foi conduzido pela psicóloga Mayara Camila e contou com a participação de quatro pacientes. A profissional relata que um dos pacientes, Edilson Ferreira, nunca tinha jogado e o colega de enfermaria ensinou sobre o dominó. “Foi bem interessante realizar a atividade e ver o seu Gerson ensinando o colega. o foi bem interessante ver o seu Gerson ensinando” Foi uma ótima experiência para nossos usuários”, disse.
A Responsável Técnica (RT) pelo serviço de psicologia do HE, Marlucia Milhomem, explica que as atividades lúdicas e recreação têm como proposta terapêutica o resgate da possibilidade de vida sadia. “As atividades estimulam a criatividade, manifestação de alegria, energia e a vitalidade dos pacientes”, afirmou.
Marlúcia ressalta ainda que as atividades realizadas no HE melhoram a qualidade de vida dos pacientes. “Eles passam a ter uma maior aceitação da doença e do tratamento médico, uma diminuição considerável do nível de abandono, facilitando a integração do paciente ao ambiente hospitalar”, frisou.
A gerente assistencial do HE, Analu Alves, destaca que a adoção de práticas de humanização torna o tratamento menos doloroso. “Sempre buscamos acolher nossos pacientes. Dentro deste processo, levamos um pouco de esperança, descontração e alegria, diminuindo a tensão do ambiente hospitalar. E sabemos que tudo isso é fundamental para a recuperação”, concluiu.