PC deflagra Operação Sentinela e desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas
Uma ação da Polícia Civil do Amapá, que contou com o apoio de várias unidades, resultou na prisão de um grupo de pessoas ligado ao tráfico de drogas na cidade de Santana. A operação, denominada de Sentinela, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira, 5, pela 1° Delegacia do município e visou dar cumprimento a 18 mandados de prisão preventiva.
De acordo com o delegado Felipe Vieira, o levantamento policial apontou que os investigados se associaram para a venda de substâncias entorpecentes, além do transporte de drogas ilícitas para serem arremessadas por cima da muralha do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
Ainda de acordo com a autoridade policial, no curso da investigação, ao longo dos últimos 14 meses, foram identificados quatro líderes da organização criminosa, os quais já estavam presos no Iapen. Além de executarem as ordens judiciais, agentes também realizaram 14 prisões em flagrante, que foram convertidas em preventivas.
A operação policial visou capturar ainda outros dez integrantes da organização criminosa, que continuavam em liberdade. Destes, um foi preso no estado do Pará, dois em Macapá e cinco em Santana, no Amapá. Dois permanecem foragidos. Contra os 18 investigados que já estavam presos por tráfico de drogas, foram cumpridos novos mandados de prisão preventiva pelo crime de integrar organização criminosa.
Durante as investigações, foram apreendidos também quatro automóveis utilizados pela organização criminosa, 12 quilos de substâncias entorpecentes e duas armas de fogo. Na ação de hoje, policiais apreenderam mais substâncias entorpecentes e outras duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 32 em Santana e outro, de calibre 38, na cela do líder da facção.