Polícia

PF prende em flagrante homem suspeito de atuar em região de garimpo no Amapá

O homem estava de posse de uma arma de fogo e de diversos galões de combustível, sendo abordado no município de Porto Grande, enquanto se deslocava para o garimpo do São Domingos.

Na manhã desta quinta-feira, 9/5, a Polícia Federal deflagrou a Operação “Canis Sordidum”, onde dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos visando combater atividades de garimpo ilegal no estado do Amapá.

Tudo começou com a abordagem de um indivíduo no município de Porto Grande, enquanto ele
se preparava para uma viagem em seu carro.

Na abordagem, os policiais identificaram que se tratava de um homem já investigado pela PF por atuar em área de garimpo próximo à região. Durante a busca veicular, o homem foi flagrado transportando, irregularmente, cerca de 300 litros de diesel e uma arma de fogo.

Ao ser questionado sobre o motivo dos materiais estarem no veículo e qual seria a destinação desses itens, o abordado informou que ele estaria se deslocando para o garimpo de São Domingos, uma região conhecida pela atividade garimpeira ilegal, que recentemente foi alvo da operação policial Águas de Pratas III, deflagrada pela PF, a qual destruiu diversas retroescavadeiras hidráulicas e motores-bomba, gerando um prejuízo de mais de 3 milhões aos indivíduos.

Ato contínuo da prisão em flagrante, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas
residências do abordado, que possui casas em Macapá e em Tartarugalzinho.

O investigado foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal no Amapá para as medidas de praxe e, em seguida, encaminhado ao IAPEN, onde ficará à disposição da justiça. Ele pode responder pelos crimes de porte de arma de fogo de uso permitido e de transporte de substância nociva ao meio ambiente. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 8 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo