Saúde

Será que a nutrição tem a ver com a saúde da sua pele (ACNE)?

Esse assunto não tem gênero, a saúde da pele pode afetar tanto homens quanto mulheres.
Uma dieta equilibrada com comida de verdade e nutrientes anti-inflamatórios previnem o aparecimento de acne por reduzirem a inflamação e oleosidade.
Uma dieta plant based (consiste apenas em uma alimentação composta por folhas e frutos) rica em vegetais faz toda a diferença. Caprichar nas frutas vermelhas, zinco e resveratrol, chá verde, ômega-3 e temperos a base de cúrcuma são algumas estratégias.

O que podemos fazer? Evidências mostram que o leite pode piorar o quadro de acne no auge da inflamação, então vale a retirada nesse período e após evitar o excesso. Vale também diminuir gordura saturada em geral, evitar/cessar o tabagismo e sempre que possível modular o estresse.
Claro que o intestino também precisa estar equilibrado, com uma microbiota diversa. Nesses casos os prebióticos e probióticos são ótimos aliados. E como sempre o trabalho multidisciplinar com endócrino e/ou ginecologista/dermatologista para equilibrar a parte hormonal e insulinêmica é fundamental. Tudo vai depender do caso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo