Relações Humanas

O aprendizado a partir do erro dos outros é uma grande virtude que poucos aprendem

Foto: Arquivo Portal

Baseado nisso, notamos que na sociedade existem três grupos de pessoas: Um que assimila os seus erros, outro que além dos seus aprende com os dos outros, e aquele grupo que não faz nem uma coisa nem outra. De qual você faz parte?

Porque estou falando sobre isso aqui? Pouco menos de 2 meses, no dia 15 de Janeiro, tivemos um acidente gravíssimo na Avenida Padre Júlio, uma das principais vias da capital do estado, o qual tirou a vida de duas pessoas. E agora neste dia 6 de março, tivemos outro acidente que tirou a vida de uma pessoa e deixou outras seis hospitalizadas. Os motoristas de ambos os casos, segundo relatos de pessoas que estavam no local, era de que os mesmos estavam com visíveis sinais de embriaguez.

Mas esses são só alguns relatos de acidentes que tivemos conhecimento, existiram muitos outros que sequer foram noticiados ou que esse site tenha tido conhecimento.

É triste ver que não aprendemos com o erro de casos recentes. O trânsito no estado tornou-se uma chacina toda semana. O Amapá, que em 2015 tinha a segunda menor taxa de mortes no trânsito com 12 mortes para 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Amazonas com 10 mortes, tem visto a vida de seus filhos ceifadas por irresponsabilidade de alguns condutores, imprudência e alcoolismo.

Talvez você esteja acostumado a beber, dirigir e pensar que isso nunca acontecerá com você, e provavelmente os motoristas desses acidentes pensavam o mesmo. Ou quem sabe não seja você o motorista, mas a pessoa que está acostumada a sair com o amigo, ver ele beber, não falar nada e por fim ainda pegar um carona. Saiba que há cumplicidade nisso.

Logo chegará o “Maio Amarelo” e várias mensagens sobre conscientização no trânsito, mas não precisamos esperar até lá para termos ciência do quanto devemos melhorar e do quanto a vida do próximo é importante.

Não se esqueça, estamos em um período de pandemia, se puder, fique em casa, mas se precisar sair e for dirigir, não beba, não coloque a vida de outras pessoas em risco. A vida nos ensina sobre acontecimentos reais sem a necessidade de termos que experimentá-los pessoalmente.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo